Com o impacto da transição histórica, em que o trabalho foi transportado para dentro de casa, teremos um caráter permanente: empresas vão formalizar modelos de trabalho híbridos, pessoas vão investir para tornar os seus home offices mais confortáveis, e em meio à volatilidade econômica, muitos vão se planejar para fazer algo diferente ou se lançar em projetos paralelos.
Essa mudança também impactou o modo como as pessoas se vestem. A chamada ‘two-mile wear’ (itens loungewear que podem ser usados em casa e na rua) é categoria-chave para os estilos de vida híbridos. A WGSN criou o termo em 2020. O slip-on Revive, da marca estadunidense Kane, é um exemplo confortável e feito de EVA de base biológica. A categoria de two-mile wear abriga também itens esportivos sofisticados, casacos de fleece com uma pegada outdoor e acessórios como a bolsa estilo lanyard, perfeita para guardar chaves, cartões e o telefone.
Já para a melhora no foco e na produtividade, existem aparelhos eletrônicos como o TeuxDeux, um organizador digital que oferece recursos de gestão de tempo para os estilos de vida híbridos. Desenvolvido pela Cleer Audio, com sede na Califórnia, o fone sem fio Alpha conta com cancelamento de ruído e modo ambiente (que ajuda manter a percepção do que está acontecendo no entorno) – ideal para pais que estão trabalhando, além de uma conexão multiponto que possibilita ao usuário se conectar a dois dispositivos, um móvel e um computador.
Já os ambientes tiveram que se tornar mais flexíveis e multifuncionais nos últimos três anos, e nos próximos três, veremos marcas oferecendo produtos para diversas necessidades, como mesas com anexos dobráveis, luminárias portáteis, itens de two-mile wear, produtos de beleza que protegem da luz azul, fragrâncias funcionais que criam ambientações diferentes em cada cômodo e até câmeras de videoconferência que seguem a pessoa à medida que ela se desloca pela sala.
Em nível estrutural, a casa com cômodos separados estará em alta novamente, à medida que as pessoas se interessam por espaços individualizados que sirvam para diversos propósitos.
O conforto será um motivador-chave, à medida que o consumidor investe em escritórios dentro de casa. E essa tendência deverá influenciar também outros segmentos que lidam com o bem-estar, como comfort foods, mantas e aromatizadores de ambientes.
Porém, existe outro ponto. À medida que mais aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos de cozinha ganham espaço na casa, as marcas terão que investir em uma estética doméstica para que esses produtos pareçam mais discretos e acolhedores. Materiais naturais, tecidos macios, formas minimalistas e cores discretas serão importantes, assim como as inovações capazes de ocultar a função de um objeto, como porta-retratos que atuam como carregadores de telefone ou luminárias que acendem ou apagam com o movimento das mãos.
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Fonte: https://lp.wgsn.com/home-lifestyles-2025-download-PT.html?utm_medium=qr-code&utm_source=referral&utm_campaign=exame-2022&utm_content=download&utm_term=home-lifestyles